top of page

Lume Indica: o que ouvir no Spotify

Cansou de ouvir sempre as mesmas músicas e está a fim de conhecer novos podcasts? A Lume te sugere alguns artistas e programas de podcast para você curtir quando quiser!

Por Lais Ribeiro
27/11/2020

Você costuma ouvir mais música ou mais podcast? Conta pra gente, lá no nosso Instagram @arevistalume, o que não sai dos seus ouvidos! Por aqui, separamos recomendações de álbuns musicais e podcasts incríveis pra você incluir na sua lista do Spotify. Se liga:

Músicas

Wiramiri

O EP Wiramiri, com seis faixas, é o mais recente lançamento da cantora Kaê Guajajara. Assim como em seus outros trabalhos, Kaê traz composições que exaltam a cultura indígena e que denunciam a repressão contra os povos nativos. Em Wiramiri, ela fala sobre a pandemia de coronavírus na faixa ‘Pandemia’, em parceria com o rapper Kandú Puri, mas também abre espaço para o romantismo, como em ‘Vênus em Câncer’, parceria com Wescritor e Neslson D. A artista carrega muitas influências do rap e do funk e, nesse EP, o pop também é presente.

De Cara Pro Vento

Esse é o primeiro álbum de estúdio do cantor sorocabano Khalil Magno. Em treze faixas autorais, o artista entrega uma MPB com canções leves, mas cheias de carga emocional, como ‘Eu Não Sei Dizer Adeus’ e ‘Lapidar’; canções místicas e de religiosidade afro, como ‘De Cara Pro Vento’ e ‘Guerreiro de Aruanda’; e canções com muita crítica social e política, como ‘Desordem e Regresso’ e ‘Ele Não’.

Noites Infinitas

Outros sorocabanos que transformaram sua indignação política em arte foram os caras da WRY. As composições do sexto álbum da banda, lançado em outubro desse ano, começaram em 2017 e a inspiração, mais fruto de uma revolta, se intensificou em 2018 – ano de eleição presidencial. As dez faixas, algumas em português e outras inglês, expressam a insatisfação pela crescente do conservadorismo, além de revelar temas existencialistas. 

A.M.E.M. Alguns Modos de Enxergar o Mundo – Sujeira Urbana

O que esperar de um grupo de rap que já abriu shows de artistas como Emicida, Criolo, Djonga, Rincon Sapiência e Racionais MC’s? Com certeza um som pesado! O mais recente trabalho do Sujeira Urbana, grupo sorocabano, confirma isso. O álbum mescla tradição do hip-hop com modernidade, letras que guardam críticas sociais, vivência na periferia e romantismo.

Podcasts 

AntiCast

Os temas desse podcast são diversos. Política, arte, história, cultura digital, e “qualquer outra forma de subversão”, como consta na própria descrição do podcast, são abordados pelos apresentadores Ivan Mizanzuk e Giselle Camargo. O AntiCast possui formato de bate-papo e sempre discute assuntos atuais e relevantes de forma crítica. ‘Ângela Diniz, Mariana Ferrer e uma justiça que privilegia homens’; ‘Vidas negras na rua’; ‘Indígenas x Coronavírus (com Sônia Guajajara)’; são alguns dos episódios publicados semanalmente.

Bola de Chumbo

Futebol e política se misturam sim e esse podcast traz a prova disso. Apresentado pelos repórteres Alberto Nogueira e Bruno Rodrigues, o Bola de Chumbo aborda casos da história em que o futebol sofreu influências de ditaduras e governos totalitários pelo mundo, e se tornou cenário de conflitos entre países, além de representar a resistência dos povos oprimidos. ‘Ucrânia: O Jogo da Morte’; ‘El Salvador x Honduras: A guerra do futebol’; ‘Chile: O jogo fantasma’; ‘Argentina: O jogo vermelho’; ‘Iugoslávia: O chute que iniciou uma guerra’; são os episódios.

Mundo Freak Confidencial

Corajosos são os que conseguem ouvir esse podcast na madrugada sem sentir medo. Andrei Fernandes, Ira Morato e Rafael Jacaúna tratam de casos insólitos e paranormais, dividindo o debate entre céticos e crédulos. ‘Será histeria coletiva?’; ‘A abdução de Betty e Barney Hill’; ‘A possessão das freiras de Loudun’; são alguns dos episódios publicados semanalmente.

Finitude

“Tudo tem fim. Mas o único fim que é certo é o da vida”. O podcast Finitude, apresentado pelos jornalistas Renan Sukevicius e Juliana Dantas, trata sobre os diversos “fins” que vivemos, inclusive o fim de se viver. Com conversas profundas, mas sem sufocamentos, o Finitude desconstrói tabus sobre a morte dialogando sobre diversos assuntos. ‘Falando de morte com crianças’; ‘Como lidar com alguém com depressão’; ‘Como lidar com alguém com câncer’; são alguns desses episódios, publicados semanalmente.

E aí? O que achou das nossas sugestões?

Gostou de algum álbum ou podcast? Então corre e adiciona o que mais te agradou lá na sua playlist do Spotify e ouça quando e onde quiser!

Siga a Lume no Instagram

  • Instagram
bottom of page