A morte não é o fim: o que vem depois que os olhos se fecham
A morte não é o fim: o que vem depois que os olhos se fecham
Uma das grandes perguntas que ainda não se tem resposta é: o que acontece depois que morremos? Embora não exista um consenso, as religiões trazem diferentes caminhos do que acontece depois.
Por Gabrielle Rodrigues
Uma das grandes perguntas que ainda não se tem resposta é: o que acontece depois que morremos? Embora não exista um consenso, as religiões trazem diferentes caminhos do que acontece depois.
27/11/2020
Por Gabrielle Rodrigues
27/11/2020
Clube Poliglota Sorocaba: Ensino e prática de idiomas de forma descontraída
Ambiente acolhedor e descontraído. Aulas, jogos, bate papo e muita troca de conhecimento. Esse é um resumo das aulas do Clube Poliglota Sorocaba
Por Yasmin Oliveira
27/11/2020

Fotos: Arquivo pessoal Colagem: Yasmin Oliveira

Primeiro encontro do Clube Poliglota Sorocaba em 31/01/2019 – Foto: Arquivo Pessoal/Adilson Lolatto

Encontro virtual promovido pelo Clube Poliglota Sorocaba – Foto: Arquivo Pessoal/Adilson Lolatto

Fotos: Arquivo pessoal Colagem: Yasmin Oliveira
Aprender idiomas já se tornou algo comum para muitas pessoas, principalmente quando se trata do inglês. Mas essa prática ainda está muito associada a fazer um curso em uma escola de idiomas, com um método de ensino, material didático e infinitas atividades sobre gramática. Contudo, é possível aprender de diferentes formas, com vídeo aulas na internet, em vídeo games, aplicativos de conversação, nas redes sociais, com música, e até mesmo através de clubes poliglotas. Mas você sabia que existe um clube poliglota aqui em Sorocaba?
O CPSO (Clube Poliglota Sorocaba) é um clube que tem organizado desde janeiro de 2019, encontros gratuitos para praticar idiomas. Com a missão de fazer com que a prática de idiomas seja acessível a todos, o Clube Poliglota Sorocaba acolhe praticantes do nível básico ao avançado e incentiva a todos os participantes a nunca pararem de praticar.
Para Adilson Lolatto (31), membro fundador do CPSO, o ambiente escolar é um local formal, onde se tem exigências para que o aluno estude, produza conteúdo e faça testes, enquanto o clube tem uma proposta diferente “É você fazer o que você tem vontade” diz Lolatto, que conta que o perfil do clube é democrático e informal.
Com a proposta de fazer encontros descontraídos e com conteúdo, o clube possui aulas com dinâmicas variadas, “Nós temos essa proposta de que seja uma coisa divertida mesmo, gostamos de propor algum jogo, música” diz Adilson. As dinâmicas com jogos têm sido o favorito dos participantes do clube, para Vilma Spuzillo (55), aluna nos encontros do CPSO, as brincadeiras ajudam a memorizar melhor o conteúdo “As brincadeiras fazem a gente aprender muitas palavras novas, que você vai marcando na mente”, enquanto para Diego Willian (25), professor voluntário do clube, as dinâmicas servem como motivação, “Fica muito monótono e a pessoa desmotiva totalmente, eles precisam ter um gás, para que tenham um propósito para aprender”.
Pandemia, adaptação ao ambiente virtual e parcerias
Antes da pandemia os encontros do CPSO eram presenciais e ocorriam em parques e shoppings centers, com uma frequência de três a quatro encontros ao mês. Nesses encontros, os participantes eram divididos em pequenos grupos (para ter melhor aproveitamento) e conversavam, faziam jogos. Mas a partir de 21 de março deste ano, os encontros migraram para o ambiente virtual devido a pandemia de Covid-19.
Apesar de estar sendo um momento difícil para todos, a pandemia trouxe coisas boas para o clube, os quatro encontros mensais de antes, passaram a ocorrer diariamente e em diversos horários através de plataformas digitais. Além da ampliação dos encontros, durante a pandemia o CPSO também fez parcerias com outros clubes poliglotas do Brasil e agora tem participantes de diversas cidades e estados.
A parceria com o Clube Poliglota de Ponta Grossa, liderado por Diego Willian, aconteceu no início do isolamento social, os clubes se uniram para promover aulas conjuntas “Nós temos horários todos os dias da semana, a gente se divide nas tarefas” diz Diego. Com essa parceria, Diego conta que o que mais agrega é a troca de experiências entre os clubes “Eles me mostraram como eles funcionam e eu consegui traduzir isso para a forma como eu trabalho” e complementa “Para mim o que mais adiciona é o fato de você aprender a trabalhar em grupo”.
Beatriz Oliveira (24) é uma aluna que começou a frequentar os encontros do Clube Poliglota Sorocaba em março, no início da pandemia, já que os encontros do Clube Poliglota de São Paulo – onde ela frequentava – não continuou as atividades em ambiente virtual. Após recorrer ao clube de Sorocaba para não parar os seus estudos, ela diz que já considera a todos como amigos dela, “Eu comecei a frequentar as aulas do clube de Sorocaba e acabei me apaixonando pelo pessoal, eu nem os conheço pessoalmente, mas já considero como meus amigos” diz Beatriz.
Ambiente acolhedor, possibilidades e resultados
O CPSO procura proporcionar um ambiente acolhedor, onde as pessoas se sintam à vontade, façam amizades, tenham aulas e troquem experiências além do idioma. “Nós não estamos ali apenas para ensinar um idioma, nós estamos ali para auxiliar quem estiver com dificuldade, para tirar dúvida, para propor uma ideia diferente” diz Barbara Diadami (23), voluntária do CPSO.
Para Ana Paula Nagata (49), professora voluntária do clube, as aulas são uma mistura de conteúdo e conversas “A aula porque a ideia é aprender, eu acho que tem que ter uma dinâmica, um aprendizado e uma coisa formal. E aí o jogar conversa fora está no meio”. Duda Oliveira (17) também professora voluntária, acredita que o ambiente descontraído desperta mais o interesse “Eu acho que por ser assim mais leve e sem muito compromisso, as pessoas que vão para a aula é porque elas realmente querem e gostam”.
Já no ponto de vista dos alunos, é possível ver que o clube tem atingido suas expectativas em relação ao ambiente que quer proporcionar, “Mesmo que seja ‘pra’ falar besteira, a gente começa a aprender umas expressões e eu anoto tudo. A gente ri bastante e se diverte muito”, conta Vilma Spuzillo. “Para mim o clube poliglota ele é um clube mesmo, uma troca de experiências” diz Beatriz Oliveira que, classifica as aulas do clube como um momento de prazeroso em seu dia a dia.
O CPSO abre portas até para os voluntários, permitindo que eles se divirtam em outros idiomas como alunos. Ana Paula Nagata conta que participava de encontro presenciais apenas para se divertir nos grupos de inglês, e que após conhecer o CPSO começou a participar das aulas de espanhol. Bárbara Diadami começou a participar do clube para praticar inglês e na esperança de voltar a praticar o espanhol, “Eu participava dos encontros, porque meu intuito era praticar inglês e, talvez voltar a praticar o espanhol, só que nos encontros eu acabava mais focada no inglês”, no entanto, ela agora também participa das aulas de espanhol no clube, além de fazer aulas particulares.
Todo esforço e dedicação dos voluntários do clube têm dado resultado, Vilma diz que muito do aprendizado dela é devido ao Clube Poliglota Sorocaba, que contribuiu muito para a melhora no quesito conversação e ressalta “O clube pra mim hoje, é parte da minha vida”. Já para Beatriz, o clube é uma fonte e motivação “70% da motivação que eu tenho hoje, é porque eu participo do clube. É muito legal ver pessoas que tem os mesmos objetivos que você”.
Questionado sobre o futuro do clube e se pretende manter os encontros virtuais (após a pandemia), Adilson diz que os encontros virtuais já não são mais uma opção, “A gente vai manter o virtual, mas ainda não sabemos a periodicidade (dos encontros virtuais), se vai ser uma vez por mês, uma vez por semana e como vai funcionar” diz. Para Beatriz essa notícia foi reconfortante, e a deixou com um largo sorriso no rosto, “Fiquei muito feliz com a notícia de que eles vão continuar com as aulas online depois da quarentena. Já que eu não vou conseguir ir todo dia para Sorocaba”.
SERVIÇO
O Clube Poliglota Sorocaba promove encontros em diversos idiomas, inglês, francês, alemão, italiano, esperanto, espanhol, libras e português para estrangeiros. Para entrar em contato com eles basta mandar uma mensagem direta no perfil do Instagram @clubepoliglotasorocaba e solicitar o link de acesso para os grupos do WhatsApp. Os encontros do Clube Poliglota Sorocaba acontecem diariamente, de forma gratuita e sem precisar fazer inscrição.